Entrevistas

Pedro Juan Gutierrez

Na tarde de 13 de outubro de 2006, em Havana,  subi oito andares de escadas para  conhecer a residência de Pedro Juan Gutiérrez.  O cenário  parecia  saltar das páginas de um livro de ficção do escritor cubano. O elevador não funcionava, e as ruínas da velha cidade impregnavam cada degrau.  Ali, num terraço  com vista para o Malecón,  encontrei o ambiente familiar onde Pedro Juan vive com sua esposa e sua a filha caçula. O papo foi regado com Tu-Cola, refrigerante cubano que imita o  paladar do imperialismo ianque.

Nosso primeiro encontro  tinha sido no centro de Havana. Passeamos pelas ruas e sentamos numa praça perto do Capitólio para conversar.  Em cada esquina podíamos ver policiais de prontidão. Ficamos em estado de alerta.  Era início setembro de 2006, e as notícias sobre a enfermidade de Fidel Castro corriam soltas pelo mundo. Ninguém sabia a real gravidade da doença do caudilho revolucionário. Tudo era especulação.

Nos encontros seguintes, Pedro Juan começou a soltar a voz. Eu  tentava conhecer o escritor e a realidade da ilha que o envolvia.  Pouco a pouco fui descobrindo um país  mergulhado numa grande efervescência política e cheio de ambiguidades sociais.  Descobri que o país não comporta rótulos e definições exatas.

A conversa que aqui transcrevo nunca foi publicada.  Foi um papo entrecortado por risos e revelações.  Nos anos 90, Pedro Juan sobreviveu com um salário mensal que correspondia  o valor de uma dúzia de ovos.  É possível acreditar? No contexto cubano, sim.  No papo transcrito, Pedro Juan fala sobre miscigenação, racismo, a vida em Cuba e desmistifica a visão heróica que se tem do povo cubano. Ela  também ressalta as especificidades que marcam sua obra literária.

Leia a entrevista aqui :pedro juan gutierrez – papo em havana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s